tarja.jpg

Conforme consta no Calendário Anual de Atividades do GED neste final de semana (17 a 19/11) foi realizado um Retiro Espiritual Diocesano promovido pela Coordenação Diocesana do Movimento de Cursilhos da Diocese de Estância no Centro Social Esperança de Deus no Povoado Porto do Mato, também conhecido como a Pousada do Padre. Os trabalhos começaram na sexta-feira a noite com a Celebração da Santa Missa pelo Pe. Nivaldo e o encerramento aconteceu no domingo às 12 horas com a Santa Missa seguido de um almoço de confraternização. Vários Cursilhistas de diversos Setores Diocesanos participaram do referido Encontro.

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

 O pregador do retiro foi Padre Adriano Alves Carvalho que pertence a Diocese de Paulo Afonso (BA) que aprofundou o tema: "Encontros com Cristo" e o lema: "Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo" (Mt 5,13-14). Durante o encontro o pregador aprofundou vários assuntos importantes de interesse da Igreja e também do Movimento de Cursilhos de Cristandade e inclusive sobre o laicato. A Coordenadora Diocesana, Neuzice F Oliveira ao final do Retiro falou a respeito da organização do mesmo, mas que apesar das dificuldades, tudo ocorreu conforme o planejado. Também a Coordenadora foi homenageada tendo em vista que nesta data (19/11) comemora seu aniversário natalício.

                                A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna

 A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e área interna

 

No último final de semana foi realizado um Encontro em Feira de Santana entre os Coordenadores dos GEDs do Regional Nordeste 3 e a Coordenação do Regional para analisar as atividades do Movimento de Cursilhos de Cristandade no referido Regional e programar as ações para 2018, inclusive definir parâmetros para a Assembleia Regional  que será realizada em Jequié (BA).  

Durante o evento foi repassado os assuntos debatidos no Encontro Nacional de Jovens de Belo Horizonte e da Assembléia Nacional do GEN. O palestrante foi Dionísio Neto que desenvolveu o tema sobre “os desafios para a Evangelização na atualidade”. Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo de Feira de Santana, que prestigio o evento, falou sobre a missão dos leigos na Igreja e também houve a presença do Padre Fernando que pertence a Diocese de Jequié.

O GED de Estância foi representado pela Coordenadora Neuzice Oliveira, a vice Coordenadora, Rosângela Libório, Deyse Oliveira, Davyd Lopes e Dionísio Neto. Durante o encontro o Coordenador do GER, José Adelvan, solicitou a colaboração de todos, agradeceu aos presentes pela participação e a todos que colaboraram com a realização do Encontro.   

Neste domingo, 08/10, foi realizado um Encontro de Jovens Cursilhistas organizado pelo Setor Diocesano de Estância. Jovens cursilhistas e coordenadores diocesanos participaram do encontro para uma atualização. O local do evento foi no Centro Paroquial da Paróquia de São Francisco que tem como Matriz o Bairro Cidade Nova em Estância. Durante o Encontro foram desenvolvidas duas palestras: a primeira teve como título “A fé do jovem em meio à sociedade” proferido pelo Professor Dionísio Neto, a segunda “A alegria de acreditar” (Mc 1,15) que ficou a cargo de Silvia Carla. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Pedro Reis que na homilia aprofundo as leituras do dia e também incentivou os presentes a serem verdadeiros discípulos missionários. 

Convém ressaltar que o Encontro de Jovens é uma orientação da Coordenação Diocesana e consta do Calendário de Atividades do GED, apesar de deixar claro que a realização do mesmo fica a critério de cada Setor Diocesano. Vale lembrar que esses encontros direcionados aos jovens são de fundamental importância na caminhada dos jovens cursilhistas. Está de parabéns a comissão que organizou e realizou o referido Encontro.

No último dia 31/10 o Padre Jodeclan Rabelo de Santana que é pároco de Nossa Senhora Imperatriz dos Campos visitou a Escola Vivencial do Movimento de Cursilho de Cristandade – Setor de Tobias Barreto. Na oportunidade foram debatidos vários assuntos tanto de interesse da Igreja na Paroquia, como também do Movimento de Cursilhos em nível diocesano e setorial. Além da Coordenação do Setor, vários cursilhistas estavam presentes ao evento.   

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e área interna

 

Seguindo o exemplo de outros Setores Diocesanos que já cumpriram o Calendário Anual de Atividades do MCC para este mês que consta atividades a critério de cada Setor, a Coordenação do Setor de Tobias Barreto na noite do último dia 19 realizou sua Ultreya Setorial, um pouco diferente, pois, esses encontros sempre são realizados aos domingo, porém, cada Coordenação atua de acordo com sua realidade, facilitando a participação de todos. O tema do encontro foi: “Senhor, dá-me desta água”, que teve como palestrante a irmã Damiana que fez uma bela explanação mostrando que todos nós devemos saciar o nosso ser com a palavra de Deus. O Encontro do grupo de Tobias Barreto prova que o Movimento de Cursilhos de Cristandade na Diocese de Estância está sempre em ação e seus membros procuram sempre estarem atualizados com a doutrina de Jesus Cristo e sua Igreja. Parabéns a Coordenação do Setor de Tobias Barreto pela realização da Ultreya Setorial. 

Convém ressaltar que o Setor Diocesano de Estância, no lugar de uma Ultreya realizou uma “manhã de convivência” que incluiu uma feijoada, cuja renda foi revertida para auxiliar nas despesas com a reforma da Catedral Diocesana de Estância.

                                                                A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

                                                                          A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e sapatos